terça-feira, 12 de abril de 2011

HISTÓRICO

O Lhasa Apso possui o Status de "Cão Sagrado do Tibet". Durante séculos foi adotado como Cão de alarme no seu país de origem, o Tibet, onde era conhecido também como "O Cachorro-Leão Sentinela Que Late". O Dalai Lama do Tibet, costumeiramente presenteava com Lhasas, os seus visitantes ilustres, como gesto de amizade. Com o passar do tempo, chegou a se tornar uma das raças mais populares nos Estados Unidos.

EM FORMA

Assim como a maioria das raças  pequenas, o Lhasa não precisa de exercícios ao ar livre para se manter saudável. Nem tendência à obesidade ele tem. Os criadores consideram o Lhasa bastante resistente a doenças. O problema que mais afeta a raça são as alergias de pele (dermatites). Alguns exemplares são mais afetados devido à predisposição genética. As causas normalmente são picadas de pulgas, retenção de umidade na pelagem e alimentação errada. Os sintomas das dermatites são pequenos pontos avermelhados, caspinhas e coceiras na pele. O tratamento é afastar o cão das causas da alergia, o que significa combate a pulgas ou mudança de dieta, conforme o caso. Outro problema que pode acontecer com o Lhasa é a conjuntivite (inflamação das mucosas dos olhos). Cerca de 15% dos Lhasas que sofrem desse mal são em conseqüência da irritação provocada pelos pêlos que caem sobre os olhos. Para evitar, recomenda-se prender a franja.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

TIPO CASEIRO

Dentro de seu território o Lhasa é só tranqüilidade: não causa problemas e pode-se até esquecer dele. Viajar não é, geralmente, o programa predileto. Mas podem ser acostumados desde pequenos. Junto aos donos, todas as atividades lhes dão prazer. Ao chegarem a um novo local, costumam estranhar. Aos poucos vão se acostumando com o ambiente e começam a cheirar e a explorar o local. No carro, não se agitam nem sujam ou estragam nada. Só ficam impacientes quando querem fazer xixi.
Apesar de reservado e independente, o Lhasa nunca deve rosnar para as pessoas. Um Lhasa que morde o próprio dono é mais inadmissível ainda.

DONO: SÓ UM

                                          
~



    
Por suas atitudes, o Lhasa é considerado pelos criadores como o típico cão de um dono só. Depois de comprado, o filhote demora até um mês para adotar definitivamente um dono no novo lar e demonstrar alegria ao vê-lo. Não basta a pessoa alimentar, cuidar e dar banho. Tem que ganhar a simpatia do cão. Uma vez eleito o dono, essa passa a ser a pessoa da vida dele.
Ficar no colo, para o Lhasa, é uma regalia concedida apenas ao dono - intimidades desse tipo com gente estranha, nem pensar. Mesmo que goste do aconchego dos braços da pessoa eleita, para ficar bastante tempo nesse grude todo, ele não deve se sentir incomodado.
O Lhasa filhote é bem brincalhão com os irmãos. Gosta de correr atrás de bolinhas e procurar coisas para se divertir sozinho. E também aceita bem brincadeiras com pessoas da casa, quando acostumado a elas. Mas amadurece com cerca de um ano para chegar à tranqüilidade típica da raça  

CUIDADOS COM FILHOTES

Os cuidados com os filhotes é o mesmo que o cuidado com a maioria das outras raças.
Tudo começa antes do nascimento. Para nascer filhotes perfeitos, se faz necessário a seleção dos pais através do estudo do pedigree, da genética e das características dos pais.
Depois do acasalamento, todos os cuidados devem ser dados a mãe dos filhotes. NUNCA pode ser dado rações de segunda categoria. Antes do nascimento pode ser dado para a futura mãe ração de filhotes, que tem mais proteínas o que ajudará esta na gestação.
Após o nascimento dos filhotes, deixamos eles no nosso quarto até os 30 dias de vida. Eles ficam no quarto para que possamos dar toda atenção a eles, de dia e de noite.
Quando os filhotes tem 30 dias começamos a sociabilização dos filhotes para que eles se adaptem sem traumas ao novo lar. Os filhotes são apresentados aos outros cães, trazemos crianças, adultos e idosos para que brinquem com os filhotes (para que estes não tenham medo pessoas), acostumamos eles com diversos ruídos (carros, TVs, máquina de lavar e outros).
E o último cuidado com os filhotes, e talvez o mais importante, é a escolha do novo lar. Mostramos aos novos donos as vantagens e desvantagens de ter um cãozinho e somente vendemos os filhotes para lares selecionados, que vão lhe proporcionar amor e carinho.

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:



- O lhasa apso é um cachorro inteligente e obediente- Costuma, nos primeiros momentos, ficar desconfiado com estranhos.
- Costuma latir pouco, porém é atento a qualquer coisa fora do normal.
- O temperamento do lhasa apso é bom, porém é um cão muito temperamental.
- É um bom cão de guarda e companhia.
- Não necessita de muita atividade física.
- Costuma ficar horas deitado, buscando o carinho do dono.
Curiosidade: Na Antiguidade, fazia a guarda dos templos religiosos no Tibete. Os monges preferiam o lhasa apso como cão de companhia, pois acreditavam ser um animal sagrado.

Após levar seu amiguinho para casa:

Mostre a ele onde vai ser o seu lugar. lembre-se o lhasa é um cão de companhia isto quer dizer que ele gosta de ficar onde normalmente tem gente. deixe seus pertences neste lugar e sempre que ele estiver dormindo em outro lugar leve-o para onde você quer que ele fique.
Explique às crianças que o animal não é um brinquedo, ele tem necessidades e sentimentos como todos os seres vivos. principalmente nos primeiros dias procure controlar a ansiedade das crianças e ensiná-las a cuidar e zelar pelo animal e não fazer dele um brinquedinho. assim você estará também contribuindo para a melhora do ser humano e estimulando nas crianças a responsabilidade e o amor à natureza e aos animais.
Você deve escovar o lhasa pelo menos três vezes por semana.
Ele deve tomar banho uma vez por semana e faça disso uma distração para você e para ele. acaricie-o muito nos primeiros banhos e passe pra ele como é bom estar limpinho e de banho tomado.tenha certeza o lhasa entenderá isto.
Só comece a passear na rua com seu cão após 3 meses de idade onde as vacinas já o terão imunizado.
Para acostumá-lo na guia, coloque após 3 meses todos os dias uma coleira levinha no seu pescoço e deixe -o se acostumar aos poucos. cada dia deixe alguns minutos. depois coloque a guia e vá brincando com ele com a coleira e a guia, até ele se acostumar. tudo de forma agradável e alegre.
Quanto à alimentação, seu amiguinho precisa que ela seja balanceada e rica em proteínas , a ração seca á o ideal.
Se você não gosta de ração, dê uma alimentação rica, com muita verdura, legumes e carne com arroz. temperos fortes e resto de comida não são indicados para a saúde de seu amiguinho. um dente de alho de 4 em 4 dias é bom para o pelo, contra vermes e contra gripe. o animal adulto alimenta três vezes ao dia, ao passo que o filhote alimenta 4 a 5 vezes ao dia (ele se torna adulto após um ano a um ano e meio, mas aos 8 meses você poderá começar a espaçar as refeições, desde que sinta que ele não está com fome.) Tente alimentá-lo sempre no mesmo horário evitando de fazê-lo quando estiver à mesa para que não desenvolva o costume de incomodá-lo durante as refeições. consulte também seu veterinário.
Os cães gostam muito de ossos, que ajudam na manutenção dos dentes e prevenção de tártaro. você pode comprar em casas especializadas ossos próprios para a limpeza dos dentes. você vai distrair seu cãozinho e ao mesmo tempo limpar seus dentes. se for dar osso natural, o melhor para o lhasa é joelho de boi, ou pescoço de galinha. você vai retirar a gordura deixar ferver bem e deixar que ele aprecie este suculento prato. mas isto fica a seu critério. nunca em hipótese alguma dê outro tipo de ossos pois poderão ser perigosos, quebram-se facilmente e podem parar na garganta, no estômago, ou no intestino do animal provocando até a morte.
No mais felicidades e curta seu novo grande companheiro!!!

terça-feira, 5 de abril de 2011

a historia do lhasa apso

   
O Lhasa Apso é uma raça antiga, criada durante séculos apenas pelos nobres e monges do Tibete. "Lhasa" é o nome da cidade sagrada da região e "Apso" poderá ter origem em cabra, devido à pelagem lanosa, ou "leão", devido ao seu papel de protector de templos.
O Lhasa Apso é considerado um cão sagrado na sua Terra Natal. Os tibetanos acreditam que a alma de um homem virtuoso descansa no seu animal preferido, depois de morrer.
Como guarda de templos e mosteiros, ladrando furiosamente a desconhecidos, o Lhasa Apso é tido como um amuleto de boa sorte, mas teria de ser oferecido, não podia ser comprado. Assim, estes cães permaneceram desconhecidos do resto do mundo até ao início do século XX. Por volta da década de 1920, Dalai Lama começou a procurar apoios internacionais para a causa tibetana e ofereceu alguns cães desta raça como presente a diplomatas, sobretudo a britânicos.A raça só se tornaria conhecida nos Estados Unidos da América uma década mais tarde. Mas a popularidade que conheceu foi imediata e em 1935 já tinha sido reconhecida pelo AKC, apesar de ter sido mal classificado como Terrier.